ESCOLA
FRANCISCO CARNEIRO DE ANDRADE
Aprendendo
Matemática
Outubro 2013
I – Identificação
Escola: Francisco Carneiro de Andrade
Diretor: Antonia Lucia dos Santos
Coordenadora:
Professores responsáveis: Cinthya Costa, Gizélia
Guilherme, Francisca Antônia de Jesus.
Turmas: 8º e 9º ano do ensino fundamental II
Problemática
[...] a Matemática não é simplesmente uma
disciplina, mas também uma forma
pensar. É por isso que a Matemática, assim como a
alfabetização, é algo que
deveria ser tornado disponível para todos [...](NUNES;
BRYANT,1997,P.105. A
Matemática é algo que deve estar disponível a todo
ser humano, para que
possa fazer uso dela como uma de suas ferramentas
de sobrevivência e
convívio na sociedade.
Hoje sabemos da importância de o indivíduo aprender
continuamente, durante
toda a vida, para assimilar as incessantes
inovações do mundo moderno e,
desse modo, realimentar seu repertório cultural. Em
um ambiente mundial cada vez mais competitivo e desenvolvido do ponto de vista
tecnológico, é preciso tornar acessíveis a todas as pessoas as vantagens desses
avanços. E é responsabilidade também da escola levar o aluno a perceber
criticamente a realidade, cuja interpretação depende da compreensão de sua
estrutura lógica, do entendimento da simbologia adotada no contexto, da analise
das informações veiculadas por dados numéricos, imagens, taxas, indexadores
econômicos etc. Um indivíduo com poucos conhecimentos matemáticos pode estar
privado de exercer seus direitos como cidadão, por não ter condições de opinar
em situação de igualdade com os demais membros da sociedade, nem de definir
seus atos políticos e sociais com base em uma avaliação acurada da situação.
No ensino da Matemática, assumem grande importância
aspectos como o estímulo a relacionar os conceitos matemáticos com suas
representações( esquemas, diafragmas, tabelas, figuras); a motivação para
identificar no mundo real o uso de tais representações; o desafio á
interpretação, por meio da Matemática, da diversidade das informações advindas
desse mundo.
Novos métodos, propostas de novos conteúdos e uma
ampla discussão dos seus objetivos fazem da Educação Matemática uma das áreas
mais férteis nas reflexões sobre o futuro da sociedade. ( D’AMBRÓSIO, 2000).
Objetivos
Geral:
·
Desenvolver o interesse pela disciplina de
Matemática através dos jogos lúdicos, compreensão e resolução de situações
problemas baseando-se nos conteúdos cobrados na prova do SAEPE e assim
fornecendo subsídios para o aprimoramento do ensino aprendizagem da disciplina.
Específicos:
·
Identificar relação entre quadriláteros, por meio
de suas propriedades.
·
Resolver problema utilizando a propriedade dos
polígonos ( soma de seus ângulos internos, número de diagonais, calculo da
medida de cada anglo interno nos polígonos regulares.)
·
Resolver problema envolvendo relações entre
diferentes unidades de medida.
·
Identificar a localização de números inteiros na
reta numérica.
·
Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as
operações ( adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
·
Resolver problemas com números inteiros envolvendo
as operações ( adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
·
Efetuar calculo e resolver problema com números
racionais que envolvam as operações ( adição, subtração, multiplicação, divisão
e potenciação).
·
Resolver problema que envolva porcentagem.
·
Resolver problema que envolva variações
proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas.
Metodologia
O Projeto será desenvolvido com orientações feitas
pelos professores em sala de aula, auxiliando-os nas dificuldades apresentadas
diante dos conteúdos que serão avaliados na prova do SAEPE. Sendo que as aulas
serão voltadas para que os educandos compreendam e assimilem melhor o conteúdo
estudado e com isso possam ter um resultado satisfatório na prova do SAEPE.
Outubro 2013
CRONOGRAMA
ATIVIDADE
|
OUTUBRO
|
NOVEMBRO
|
APRESENTAÇÃO
|
X
|
X
|
AVALIAÇÃO DIAGNOSTICA
|
X
|
X
|
OFICINAS DE
CONFECÇÃO DE JOGOS
|
X
|
X
|
APLICAÇÃO DAS ATIVIDADES ENVOLVENDO OPERAÇÕES MATEMATICOS
|
X
|
X
|
AVALIAÇÃO FINAL
|
X
|
X
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário