Mapa

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

PROJETO - APRENDENDO MATEMATICA



ESCOLA FRANCISCO CARNEIRO DE ANDRADE










Aprendendo Matemática












Outubro  2013

I – Identificação

Escola: Francisco Carneiro de Andrade
Diretor: Antonia Lucia dos Santos
Coordenadora:
Professores responsáveis: Cinthya Costa, Gizélia Guilherme, Francisca Antônia de Jesus.
Turmas: 8º e 9º ano do ensino fundamental II




Problemática

[...] a Matemática não é simplesmente uma disciplina, mas também uma forma
pensar. É por isso que a Matemática, assim como a alfabetização, é algo que
deveria ser tornado disponível para todos [...](NUNES; BRYANT,1997,P.105. A
Matemática é algo que deve estar disponível a todo ser humano, para que
possa fazer uso dela como uma de suas ferramentas de sobrevivência e
convívio na sociedade.
Hoje sabemos da importância de o indivíduo aprender continuamente, durante
toda a vida, para assimilar as incessantes inovações do mundo moderno e,
desse modo, realimentar seu repertório cultural. Em um ambiente mundial cada vez mais competitivo e desenvolvido do ponto de vista tecnológico, é preciso tornar acessíveis a todas as pessoas as vantagens desses avanços. E é responsabilidade também da escola levar o aluno a perceber criticamente a realidade, cuja interpretação depende da compreensão de sua estrutura lógica, do entendimento da simbologia adotada no contexto, da analise das informações veiculadas por dados numéricos, imagens, taxas, indexadores econômicos etc. Um indivíduo com poucos conhecimentos matemáticos pode estar privado de exercer seus direitos como cidadão, por não ter condições de opinar em situação de igualdade com os demais membros da sociedade, nem de definir seus atos políticos e sociais com base em uma avaliação acurada da situação.
No ensino da Matemática, assumem grande importância aspectos como o estímulo a relacionar os conceitos matemáticos com suas representações( esquemas, diafragmas, tabelas, figuras); a motivação para identificar no mundo real o uso de tais representações; o desafio á interpretação, por meio da Matemática, da diversidade das informações advindas desse mundo.
Novos métodos, propostas de novos conteúdos e uma ampla discussão dos seus objetivos fazem da Educação Matemática uma das áreas mais férteis nas reflexões sobre o futuro da sociedade. ( D’AMBRÓSIO, 2000).


Objetivos

Geral:
·         Desenvolver o interesse pela disciplina de Matemática através dos jogos lúdicos, compreensão e resolução de situações problemas baseando-se nos conteúdos cobrados na prova do SAEPE e assim fornecendo subsídios para o aprimoramento do ensino aprendizagem da disciplina.



Específicos:
·         Identificar relação entre quadriláteros, por meio de suas propriedades.
·         Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos ( soma de seus ângulos internos, número de diagonais, calculo da medida de cada anglo interno nos polígonos regulares.)
·         Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida.
·         Identificar a localização de números inteiros na reta numérica.
·         Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações ( adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
·         Resolver problemas com números inteiros envolvendo as operações ( adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
·         Efetuar calculo e resolver problema com números racionais que envolvam as operações ( adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
·         Resolver problema que envolva porcentagem.
·         Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas.

Metodologia

O Projeto será desenvolvido com orientações feitas pelos professores em sala de aula, auxiliando-os nas dificuldades apresentadas diante dos conteúdos que serão avaliados na prova do SAEPE. Sendo que as aulas serão voltadas para que os educandos compreendam e assimilem melhor o conteúdo estudado e com isso possam ter um resultado satisfatório na prova do SAEPE.



Outubro 2013

CRONOGRAMA
ATIVIDADE
OUTUBRO
NOVEMBRO
APRESENTAÇÃO
X
X
AVALIAÇÃO DIAGNOSTICA
X
X
OFICINAS  DE CONFECÇÃO DE JOGOS
X
X
APLICAÇÃO DAS ATIVIDADES ENVOLVENDO  OPERAÇÕES MATEMATICOS
X
X
AVALIAÇÃO FINAL
X
X












Nenhum comentário:

Postar um comentário